Reforma da Igreja de São Sebastião

REFORMA DA IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO

Um sonho que começa a tornar-se realidade

 

Nossa querida Paróquia de São Sebastião e São Vicente está gestando um sonho antigo: a reforma do espaço sagrado e demais dependências que acolhem uma comunidade viva e vibrante: São Sebastião.

 

Trata-se de um Projeto nutrido no desejo desde a época do Pe. Joel e que agora, sob os cuidados de uma excelente e competente equipe de obras, assessorada pelo Escritório de Arquitetura do Apostolado Litúrgico, é levada a termo. O diálogo sobre a reforma e suas implicações foram iniciadas com o Conselho Administrativo Paroquial desde o início de 2013, o que nos fez deliberar por um processo preparatório que agora chega ao seu término: a finalização e apresentação do Anteprojeto sob a responsabilidade da Ir. Laíde Sonda, pddm e Ir. Kelly, pddm. 

 

Esta etapa preparatória constou da contratação do Escritório de Arquitetura do Apostolado Litúrgico com Sede em São Paulo, após uma visita da Ir. Laíde Sonda e de sua resposta positiva sobre trabalhar conosco. Nossa alegria foi imensa, dada a alta demanda de serviços das Pias Discípulas.

 

É bom salientarmos que o interesse e comprometimento da Ir. Laíde Sonda se deveu, sobretudo, pelo reconhecimento da vitalidade de nossa Paróquia.  Assinado o contrato, começamos em Outubro de 2013,  a aguardar a confecção da proposta de reforma. Desde então, já montada a Equipe de Obras que mais tarde adicionou membros de especialidades distintas, começamos por providenciar a documentação necessária para a elaboração do projeto. 

 

Em 2014, lançamos a campanha “São Sebastião de Casa Nova” no intuito de sensibilizar a comunidade para a proximidade da realização da reforma. Mais do que angariar recursos, a ideia era motivar a comunidade paroquial e deixa-la com o coração aberto para os passos ulteriores.  Quase que mensalmente, a comunidade paroquial foi comunicada sobre a andamento do processo, até que no dia 24 de novembro recebemos a proposta do Escritório de Arquitetura.

 

No mesmo dia a Equipe de Obras reuniu-se e realizou uma sériede sugestões para otimizar o Anteprojeto. Embora muito contente com a proposta, detendo-se minunciosamente numa análise do Anteprojeto, ofereceu um relatório de impacto e possibilidades ao Escritório. Imediatamente, em contato com a Ir. Kelly e Ir. Laíde providenciamos uma reunião na sede do Escritório em São Paulo para verificar a plausibilidade das observações e efetivar tais sugestões junto à Equipe.  

 

Fomos muito bem recebidos e a maioria das observações acatadas, deixando sob a responsabilidade do Escritório a tarefa de responder e adaptar as sugestões, conforme sua especialidade e bom gosto.  A etapa de preparação, portanto, está chegando ao fim. Novos passos estão sendo planejados para que, nos próximos dois meses, comecemos a arregaçar as mangas para empreender a reforma. Se nosso calendário de atividades funcionar (não havendo nenhum incidente que emperre o processo), no máximo em fevereiro começaremos a construção da nova secretaria… e aí, ninguém nos segurará!!!

Contamos com vocês!