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Leitura Orante da Escritura – 04

QUARESMA 2014
Comunidade São Sebastião

Leitura Orante da Escritura – 04

INTRODUÇÃO: A nós descei Divina Luz / Salmo 22

  1. Leitura/nível simples: tomar o “tecido” nas mãos. Averiguar sua textura. Verificar como a “trama” foi composta. Algumas questões que podem nos ajudar:

 

  1.  Quais os personagens do texto: Jesus, cego/ex-cego de nascença, os vizinhos, os fariseus, os pais do cego (indiretamente, as autoridades judaicas);
  2.  Qual o conteúdo dos diálogos? Ora a cegueira do cego, ora a cegueira dos discípulos; A identidade de Jesus: Luz do Mundo…
  3.  Qual a ordem dos fatos? Dialogo entre Jesus e o cego / o ex-cego e os vizinhos na piscina de Siloé / o cego e os fariseus / os fariseus e os pais do cego / os fariseus e o ex-cego / Jesus e o ex-cego / Jesus e os fariseus.

 

  1. Leitura / nível da insinuação e da busca: tomar o “tecido” e descobrir com que fios a trama do tecido foi composta. Permitir que este conhecimento “alarga” o texto, que se insere na História da Salvação até que nos alcance. Algumas observações que podem ajudar:

 

  1. Texto da I Leitura: personagens / assunto
  2. Palavras/expressões/ideias/personagens/ações em paralelo, seja por oposição ou por semelhança:

 

  • “O Senhor disse” / “Palavra da Salvação”

Samuel / Nós?

Jessé / cego / Nós? …

Davi / Jesus / Nós? …

Jessé / Fariseus / Nós?…

(…)

  • Ver = Blepw – ex-cego / horaw – Jesus: quais os significados possíveis desta palavra? Por exemplo: conhecer, saber, estar/tornar-se consciente / dar-se conta / contemplar / perceber / discernir / visisualizar… ter o olhar da fé…
  • Ver o que? Ver quem? Ver como?

 

  1. Leitura / nível da oração/prece: Revisto-me, envolvo-me com o tecido. Permito que a “trama” da História da Salvação me “abrace” e me apresento diante do Senhor envolvido por Ele e lhe falo.

 

  1. Rezar a Oração do Dia da Missa do 4º Domingo da Quaresma
  2. Silenciar
  3. Reler o texto do Evangelho e permitir-se enxergar o Senhor nos acontecimentos relatados, perceber-se diante de sua presença, assumindo o lugar dos personagens… implicar-se na narrativa.

 

  1. Leitura / nível da contemplação – mística/espiritualidade: Deixar que o “tecido” seja uma “segunda pele” pela qual são filtrados os acontecimentos, os afetos, as emoções, as teorias, os projetos, as opiniões.

 

  1. Ler o texto da II Leitura
  2. Ver com os olhos de Jesus, do ex-cego, da Igreja…

 

Um exemplo do fruto da contemplação!

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